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Como aumentar sua presença digital

Muitas pessoas dão uma espiada no feed de notícias, checam e-mails ou respondem mensagens durante o dia. Na realidade, está cada vez mais difícil não fazê-lo.

A Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), confirma esse cenário: 65% dos jovens até 25 anos acessam a internet diariamente!

Você está preparado para conquistar esse público? Se estiver em dúvida, nós podemos ajudar.

Não seja inconveniente

Ninguém gosta de pop-ups inesperados durante uma busca na internet ou ligações indesejadas no horário de almoço. O mesmo vale para um e-mail marketing de uma empresa que nunca ouviu falar.

Com a popularização dos adblockers (e cada vez menos paciência para mensagens gravadas), você não quer ser visto como “o chato” ou “o inconveniente”. Por isso, ao invés de interromper seu público-alvo, busque entretê-lo. Especialmente, nas redes sociais.

Se estiver insatisfeito com o serviço, basta um clique para que o consumidor corte relações com a empresa. O perigo, porém, vai muito além de um dislike no Facebook. Existe o risco de que esse consumidor – ou prosumer – expresse seu desgosto em diversas plataformas.

Para proteger sua marca, certifique-se de que seu conteúdo é interessante.

Invista no marketing digital

O Snapchat, Instagram, Twitter, entre outras, são algumas das redes sociais mais populares do mundo. A pesquisa “Digital Future Focus Brazil 2015”, da consultoria ComScore, revelou, inclusive,  que os brasileiros gastam, em média, 650 horas por mês nas redes sociais.

Se levarmos em consideração que o Brasil já tem mais de 51 milhões de consumidores online, de acordo com a 29ª edição do Webshoppers da E-Bit, percebe-se quão lucrativo esse mercado pode ser. No entanto, a maioria das empresas não tem um planejamento de marketing digital bem definido para essas plataformas.

O marketing de conteúdo, em que se produz conteúdo relevante para os consumidores, é um bom começo. Para tornar sua estratégia ainda mais eficiente, entretanto, combine outras ferramentas, como o Google Adwords e o Facebook Ads, que aumentam o número de visitantes na sua página.

Com o Google Analytics, por outro lado, você pode monitorar o desempenho das suas campanhas online. Outras estratégias como o SEO, também podem ser interessantes.

Esteja aberto ao diálogo

Graças às redes sociais, você pode se comunicar imediatamente com um cliente frustrado (e resolver seu problema). Assim como aprofundar o relacionamento com ele. Existem muitas maneiras de fazê-lo: desde revelar algum segredo do seu processo de produção até compartilhar detalhes do dia a dia da empresa [link], por exemplo.

Além de conhecer o seu cliente, você precisa saber ouvi-lo. Ou seja, aprenda a lidar com críticas, elogios e sugestões sem perder a compostura. E, principalmente, sem minimizar o que quer que tenha sido trazido à sua atenção.

Lembre-se: a satisfação do seu cliente é sua prioridade. Por isso, mantenha o máximo possível de canais abertos para que entrar em contato com a sua empresa seja fácil. Certifique-se, por exemplo, de que seu número, endereço, entre outros, estão no site da sua empresa.

Adeque sua Linguagem

A internet é diferente do jornal, do rádio e da TV. Por isso, você precisa adequar sua linguagem. Isso não significa mudar os valores da sua marca, mas entender que existe outra forma de se comunicar no ambiente digital.

Devido à quantidade de informação produzida diariamente, o consumidor aprendeu a filtrar aquilo que vê, ouve e lê. É preciso ser diferente. Mais que isso, é preciso ser sucinto e eficiente. Para quê uma página inteira quando uma linha (bem elaborada) basta?

Veja o Twitter, por exemplo! Você tem 140 caracteres para se expressar. E quanto menos usar, melhor.

 

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