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8 erros que você não pode cometer no seu site

Já respondemos aqui no blog o que faz um site bom e eficiente.

Mas existem erros primários que você não pode cometer de jeito nenhum; que acredite, as pessoas ainda cometem!

Hospedagem ruim

Ao contratar um serviço de hospedagem para o seu site, procure empresas com bom suporte técnico, velocidade estável e alta garantia de uptime, que é o tempo total que seu site fica online, sem cair.

Normalmente as empresas garantem uptimes entre 99% e 99,99%. A diferença pode parecer mínima, mas no fim do mês aquele 1% pode representar até 7h de site fora do ar – o suficiente para perder alguns clientes.

Aparência amadora

Cores berrantes, fontes ilegíveis, animações extravagantes, excesso de efeitos especiais… Ainda existem sites que cometem erros primários de design, que prejudicam a navegação e o entendimento do conteúdo.

Você não precisa do site mais vanguardista da internet, mas pelo menos algo legível e agradável de olhar.

Não funciona em mobile

Segundo o relatório F/Radar de 2015, 53% dos brasileiros acessa a internet pelo celular e a tendência é o número crescer ainda mais em 2016.

Por isso, é cada vez mais importante ter um site com design que se adapta à tela do dispositivo.

Muito blá, blá, blá

Tempo é um recurso valioso: com certeza você não quer desperdiçar o seu e nem o do cliente. Por isso, o conteúdo do site precisa ser conciso e dizer em poucas palavras o que você faz e qual o seu diferencial.

Pense no seu site como um diálogo: você teria paciência de conversar com uma pessoa que repete o tempo todo como ela é sensacional e a melhor do ramo?

Informações essenciais escondidas ou faltando

Apresentar sua empresa em poucas palavras não quer dizer omitir informações do seu cliente. Antes de pensar o que você quer falar para ele, pense “o que ele quer saber de mim”.

Uma dica é ter uma sessão de dúvidas mais comuns, o famoso FAQ. É uma forma clara e empática de esclarecer as questões dos visitantes do site.

SEO exagerado

As técnicas de SEO são úteis para que o Google leia e interprete o seu site com mais facilidade, aumentando a sua relevância. Mas lembre-se: o seu conteúdo também será lido por seres humanos!

Pode ser irresistível inserir a mesma palavra-chave sempre que possível, mas a repetição vai entediar o leitor. Aí não adiantou nada o primeiro lugar na busca.

Links quebrados

Não tem nada mais frustrante para um usuário que clicar no link e aparecer uma mensagem de erro. É como “dar com a cara na porta”, o tipo de descuido que arranha a imagem da sua marca e faz o visitante desistir do seu site.

Para contornar essa situação, é essencial conferir sempre a navegabilidade. E para caso de um problema, criar uma página de erro simpática, feita para redirecionar o cliente para a home ou para uma barra de pesquisa.

Excesso de destaques

Na web, tudo tem que ter uma hierarquia. É essencial dar peso maior às informações mais importantes, deixando as menos importantes em segundo plano.

Pense seu site como a página de um livro. Se você destaca uma palavra com marca-texto, ela se sobressai. Se você destaca todas, nenhuma se destaca. E você ainda cansa a vista do leitor.

 

Créditos da imagem: Flickr/Des Morris

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